quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DA ONICOMICOSE


Tratamento de Onicomicos por Fototerapia Direta é aquela em que uma fonte de luz é utilizada diretamente sobre o tecido-alvo.

As onicomicoses (doença no corpo da unha causada por fungos, provocando alterações na sua forma, cor e espessura), popularmente conhecidas como micose de unha causa grande incômodo, tanto para estética como para a saúde dos pés.
Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 12 meses para as unhas dos pés.

PARECE MAIS NÃO É!

É importante dizer que para se ter um correto diagnóstico é preciso realizar exames micológicos e cultura, pois algumas onicopatias (doença do corpo da unha), podem apresentar as mesmas características que as onicomicoses.
PSORIASE UNGUEAL (provoca pequenos “furos” na unha (unhas em dedal) ou menos freqüentemente esfarelamento ou sulcos na unha).
ONÍCOLISE (quando o corpo da unha perde sua adesão ao leito ungueal, fica sem transparência e se torna amarelada.
DERMATITE DE CONTATO (Inflamação causada pelo contato com uma determinada substância.)
ONICOFÓSE (calosidades que se forma sob os sulcos ungueais do corpo da unha), e outras.

ALTERAÇÕES DO CORPO DA UNHA
ANEMIA
Unhas quebradiças, secas, opacas, sulcos transversais (vários).
CARDÍACAS
Unhas curvadas para baixo, alargado, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
RENAIS
Engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unhas metade marrom, metade clara.
FÍGADO
Ocorre na cirrose - cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal à parte distal, unha pálida amarelada, arredondamento e aumento da unha.
DIABETE
Unhas avermelhadas e com vasos na pele, engrossamento das unhas, micose mais freqüente e engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
LEUCEMIA
Unhas quebradiça, hiperqueratose (engrossamento) ou perda total da unha.
Na podologia trabalhamos com o Laser de Baixa Potência (quando os valores atingem até 100 W de potência ) e que poderá trabalhar em baixa intensidade, utilizado para tratamento de algias, inflamações e cicatrizações dos tecidos.
O Laser é a única fonte de luz que se propaga de forma organizada, em uma mesma direção, por meio de ondas de comprimento idêntico. Tais características o tornam um emissor de grandes quantidades de energia e de fácil manipulação. O significado da palavra LASER é amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.
FOTOTERAPIA
Como os demais tipos de tratamento, a fototerapia apresenta algumas limitações, como a necessidade de equipamentos específicos, a adesão do paciente.
Porque usar:
O principal fator é a não toxidade;
O uso prolongado de remédios (antibióticos, antimicóticos): altera o equilíbrio natural do organismo, causando danos ao mesmo;
Custo alto e demorado, de alguns tipos de tratamento e seus resultados nem sempre favoráveis, muitas recidivas;

É a única terapia onde a célula é alimentada pela energia da luz. Ou seja, além de ativar os processos químicos , a célula doente envolvida no processo , se recupera, promovendo um restabelecimento rápido e duradouro.
É Necessário que o podólogo/podologista se dedique aos estudos do laser, entender a luz Laser como um fenômeno com características especiais e depois a interação dessa luz com os tecidos biológicos antes de iniciar as aplicações. Conhecimentos dos possíveis riscos durante a irradiação e dos cuidados existentes são requisitos essenciais para todos os profissionais que utilizam o Laser.
Prof° Podologista Orlando Madella Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário